Educação Básica no Brasil é tema de evento realizado pelo Proedu Vales, em Diamantina

Por Izabela Gonçalves

Foto: Fernanda Martins da Silva 

O Programa de Formação para os profissionais da Educação Básica – PROEDU Vales realizou evento com tema “A Educação Básica no Brasil: desafios e possibilidades nos processos de recomposição das aprendizagens”. A programação aconteceu na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, nos dias 21 e 22 de fevereiro e reuniu cerca de 250 participantes e a presença de 82 municípios mineiros dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo e Norte de Minas Gerais.

O evento é o resultado de uma parceria entre a UFVJM, por meio do Programa de Pós Graduação e Educação- PPGED, grupos de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e formação dos profissionais da Educação Básica- GPRAFPE, prefeituras municipais, mediadas pelas Secretarias de Educação e a Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC responsável pelo financiamento das ações. Além disso, está associado ao projeto “Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento nos municípios mineiros do Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo e Norte de Minas Gerais: em prol ao processo de recomposição das aprendizagens”.

O objetivo do encontro é dar o primeiro passo na formação dos articuladores municipais que atuarão nas cidades vinculadas ao projeto. De acordo com o coordenador de Design e Mídias Educacionais do Proedu Vales, Bruno Vieira, o evento marca o início das ações de recomposição das aprendizagens: “Estamos formando articuladores para serem referências em educação nessas regiões. É uma articulação a nível federal, estadual e municipal, em prol do desenvolvimento da educação básica”, destaca.


Programação


Na quarta-feira, 21, a abertura do evento contou com a apresentação cultural do grupo Cantiga de Roda Vovó Flora. Em seguida aconteceu a mesa de abertura com a presença dos professores Douglas Sathler Dos Reis, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, Denise Da Silva Braga, Flaviana Tavares Vieira, Leda Regina Bitencourt Da Silva, Mara Lúcia Ramalho, Maria Amélia De Castro Cotta, Sérgio Luiz Nascimento e Valéria Cristina Da Costa. 

Foto: Fernanda Martins da Silva 

Os participantes assistiram a mais uma apresentação artística, desta vez com o Grupo Musical Regina Pacis e depois aconteceu a primeira mesa redonda com tema: “Os processos de recomposição das aprendizagens no Brasil e no território de atuação da UFVJM: Alfabetização e letramento/leitura e escrita” mediada pela professora Maria Do Perpétuo Socorro De Lima Costa e com a participação de Leda Regina Bitencourt Da Silva - representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação - Mara Lúcia Ramalho, Bruno Rodrigues Vieira e Éverton De Oliveira Paiva. 

A segunda mesa redonda foi mediada por Sérgio Luiz Nascimento e composta por Evangelina Sena Fulgêncio Jardim, Marluce Ramos De Aguilar, Pacífico Ferraz Souto, Rafael Juliano Araújo Ferreira e Sandra Chaves Marques, na qual a temática abordada foi “O território lócus de desenvolvimento do projeto: de qual universo territorial estamos falando?” discutindo sobre os cenários territoriais que acontecerá a atuação do projeto.

Fotos: Fernanda Martins da Silva e Deise Luz

Pela tarde os articuladores municipais receberam orientações sobre sua missão no projeto e um detalhamento do curso de pós-graduação que farão parte em sua formação continuada. Além disso, realizaram oficinas para compreensão do processo de recomposição e reflexões sobre alfabetização e letramento.

Já na quinta-feira, 22, aconteceu a mesa redonda com a mediação de Mara Lúcia Ramalho e participação de Maria Amélia De Castro Cotta e Maria Aparecida Camarano Martins sobre o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, parceiro do PROEDU. 

O evento foi encerrado com a apresentação de Alessandra Neves Orsetti Araujo, Mara Lúcia Ramalho e Maria Do Perpétuo Socorro De Lima Costa com a avaliação das ações desenvolvidas pelo Proedu Vales para 2024: Novembro de 2023 a fevereiro de 2024. 

Projeto de Recomposição das aprendizagens 


O projeto de Recomposição das Aprendizagens tem como objetivo a formação continuada de professores e pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (3º, 4º e 5º anos). A coordenadora do projeto, Mara Lúcia Ramalho, explica que nesse sentido, o evento contribui para a construção de uma política de formação para os profissionais da educação, considerando as especificidades regionais onde cada articulador, secretário, professor e pedagogo atua. “O carro chefe do Proedu Vales e dos projetos que estão vinculados a ele é a participação ativa das pessoas na construção, avaliação e implementação das propostas. É uma proposta construída de forma cooperativa.”, afirma. 

Foto: Fernanda Martins da Silva

O Supervisor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e articulador Municipal do município de Berilo-MG, Sander de Sales Amaral conta que sua participação no evento foi muito proveitosa. Ele relata que um momento marcante foi o entusiasmo da professora Mara Lúcia Ramalho. “Com maestria e sensibilidade, ela se dirigiu a nós com a mente e o coração abertos sobre um sonho em realização. A entonação da voz e a expressão corporal dessa docente sonhadora, como quem rege uma orquestra, fez os nossos corações de professores pulsarem de expectativa em prol da educação pública de qualidade. Ao discorrer sobre a ideia e o planejamento, o envolvimento das muitas pessoas com boa vontade, a preocupação com os recursos, desafios superados, as preparações noite adentro, dentre outros aspecto, foi emocionante ver e ouvir a narrativa de uma professora-pesquisadora envolvida e preocupada com a qualidade e o desenvolvimento da educação pública regional.”, comenta. 

O articular elogiou ainda a organização do evento e a apresentação dos grupos artísticos. Para ele, foi uma oportunidade de compreender melhor o projeto e entender que esse pode ser o pontapé inicial de significativas melhorias ao ensino-aprendizagem na educação básica no âmbito da educação municipal. “Acredito que esse evento em prol da educação básica foi uma mostra do que de bom pode vir por aí com esse projeto piloto. A experiência nesses dois dias de encontro, nos possibilitou conhecer o caminho das pedras, quão preciosa pode ser a proposta se houver, de fato, engajamento e dedicação de todos os envolvidos ao longo do processo”. 

Planos para o futuro 

Foto: Fernanda Martins da Silva

Mara Lucia diz que o evento foi um sucesso, conseguiu atingir os objetivos e que a expectativa é que um novo encontro presencial aconteça em novembro deste ano. A ideia é que sejam reunidos os articuladores, secretários, professores e a equipe do Proedu Vales para discutir avanços e desafios do projeto de recomposição das aprendizagens ao longo do ano. “Temos uma perspectiva de ter todos esses sujeitos, que estiveram presentes no evento realizado na última semana, reunidos novamente no final do ano para que possamos realizar, juntos, uma avaliação desse processo formativo que iniciamos agora.”, conclui. 

Próximo
Próximo

Retrospectiva 2023